Educación

Proposición de Educación

Post

Cuando

19 - 25

junio
2020

As proposições do mês de junho dialogam com linguagens da arte por meio de brincadeiras com coisas da casa, fazendo da produção artística um ato de brincar.

O autorretrato é uma forma de retratar-se, seja em imagem, palavras ou outros meios, expressando uma sensação, uma visão ou mesmo uma invenção de si mesmo. Na pintura, por exemplo, podemos pensar em artistas que fizeram desta temática uma investigação, como é o caso de Rembrandt (1606-1669).  Entretanto, artistas como Iberê Camargo (1914-1994), que teve uma enérgica produção abstrata ao longo da vida, realizaram passagens e descobertas em outras temáticas e linguagens, como os autorretratos. Mesmo aqueles que não fizeram dos retratos e do autorretrato suas abordagens principais, em algum momento, ousaram fazer um, como se fosse imprescindível para o artista ver-se como reinvenção.

A produção industrial também influenciou nessa temática. Há quem diga que quando a técnica de fabricação de espelhos foi sendo refinada, no século XV, o autorretrato floresceu.

Nesta proposta partiremos de um espelho, mas é preciso ter também uma caneta de retroprojetor. Detenha-se em se olhar segurando firme o espelho com uma mão, fechando um dos olhos e contornando com a caneta as linhas e formas do seu rosto refletidas, utilizando a outra mão. Pode ser feito mais de uma vez, apagando a imagem com álcool gel ou comum e desenhando de novo.

Um bom efeito para brincar em família, se cada um fizer seu autorretrato, é apagar a luz de um cômodo e iluminar os espelhos (autorretratos) com uma lanterna (pode ser de celular) e projetar nas paredes, você verá uma constelação de autorretratos! Partilhe conosco seu autorretrato ou algum espaço de sua casa iluminado com eles.

Cuando

19 - 25

junio
2020