Educação

Proposição de Educação

Post

Quando

7 - 13

Agosto
2020

Em agosto as proposições serão inspiradas em vegetações brasileiras. O paisagista e artista mundialmente conhecido, Roberto Burle Marx (1909-1994), completaria mais um aniversário neste mês se estivesse entre nós. Ele projetou os jardins da Casa Roberto Marinho, nos dando uma enorme contribuição com a utilização neste e em outros espaços das espécies nativas.

O Pau-brasil é uma árvore da Mata Atlântica brasileira que pode alcançar até 30 m, seu tronco é coberto de espinhos. Acredita-se que o nome de nosso país surgiu desta espécie, a palavra “brasil” vem de “cor de brasa”. Na Casa Roberto Marinho há três árvores preservadas.

“Quando os portugueses chegaram ao Brasil logo perceberam a abundância desta árvore e sua possibilidade de rentabilidade econômica, por meio de escravização do povo indígena iniciaram o processo exploratório que levou praticamente a escassez. A descoberta da coloração da resina de sua madeira levou à popularização do vermelho à vida dos europeus, o que antes era exclusivo da nobreza, criando uma grande cadeia comercial com base na madeira do pau-brasil que perdurou até o século XIX. A arte foi muito beneficiada com a madeira do pau-brasil, esta trouxe a coloração rubra para as fabricações de tintas a óleo, além de fornecer matéria-prima para a confecção de esculturas e instrumentos musicais. Atualmente, o pau-brasil ainda é utilizado na produção de arcos de violinos.” (Patricia Rosas, Botânica)

Nesta proposição buscaremos refletir sobre “o vermelho”. Com o uso do pau-brasil percebemos que uma revolução estética se passou a custos da exploração de povos nativos. O vermelho, não é somente uma cor, mas um processo de produção e construções simbólicas e estéticas atreladas a ela. Crie uma pintura toda vermelha, pode ser em tinta guache, lápis cera ou mesmo lápis de cor, a única regra é ser vermelha. Que imagens podem ser construídas a partir da história desta árvore?

Ilustração: Giovana Esteves

Quando

7 - 13

Agosto
2020