Educação

Programação de Férias

Post

Quando

13 - 31

Janeiro
2021

No mês de janeiro, de 13 a 31, a Educação da Casa Roberto Marinho amplia sua programação e convida o público de todas as idades - infantil, jovem e adulto - para participar de proposições que incluem: ateliês de arte que exploram as exposições em cartaz e o jardim, com criações a partir de materiais diversos; visitas nas exposições; além de uma caminhada especial “Espécies do Jardim”, que busca experimentar com os sentidos de como é estar na franja da floresta e olhar de perto para espécies como o pau-brasil, a samambaia gigante e tantas outras. Nesta última proposta, a publicação de Educação sobre vinte espécies do jardim da Casa Roberto Marinho será entregue aos participantes, para que possam, usando o mapa do livro, se localizar durante a visita, e continuar a viagem sobre o universo das plantas em casa. 

Além da programação na Casa, o público jovem e adulto poderá participar de dois encontros online com educadores, que irão abordar obras presentes nas exposições a partir de perspectivas históricas, sociológicas e literárias. Os encontros preveem bibliografias selecionadas e as inscrições devem ser feitas previamente.

 
PROGRAMAÇÃO NA CASA

Visitas mediadas | de quarta-feira a domingo, às 14h e às 16h
As visitas acontecem nas exposições Enquanto, sempre às 14h, e Livros e Arte, sempre às 16h.


Visita especial “Espécies do Jardim” | sábados (16, 23 e 30.01), às 10h30
“Espécies do jardim” buscará apresentar as plantas do Jardim e conversar sobre a Mata Atlântica e a Floresta da Tijuca a partir da publicação de Educação que será entregue ao participante. Cada visita abordará os jardins da Casa Roberto Marinho de um ponto de vista diferente.


Ateliês de Arte | quartas-feiras (13, 20 e 27.01), sábados e domingos, às 15h30
Os ateliês têm como foco as exposições em cartaz, o jardim e as espécies que nele vivem, envolvendo a relação entre arte, botânica e conhecimentos transdisciplinares, com materiais diversos e propostas que giram em torno da experiência criativa e o pensar sobre o mundo. Cada ateliê terá uma temática diferente.

Clique aqui para conferir a programação detalhada da semana. Não perca!

ATENÇÃO: Todas as propostas seguem um protocolo de segurança. Buscamos encontrar um formato especial para grupos reduzidos devido à pandemia da Covid-19, proporcionando maior segurança ao nosso público e equipe.


PROGRAMAÇÃO EM CASA

Em partes: obras e artistas | sexta-feira (22 e 29.01), das 16h às 17h30
via videoconferência, com inscrições prévias | vagas: 20 | público: jovem e adulto

Nestes encontros virtuais simultâneos, educadores da Casa Roberto Marinho apresentam recortes temáticos para olhar obras selecionadas das exposições em cartaz com perspectivas transdisciplinares, que incluem leituras históricas e sociológicas, e que conversam com a literatura brasileira. Os encontros preveem bibliografias selecionadas, as quais estarão disponíveis para os inscritos, e incluem propostas práticas.


22.01 | Uma perspectiva antropofágica: “A Primeira Missa” (2014) de Luiz Zerbini
Com exemplos da produção moderna e contemporânea na arte, e uma bibliografia selecionada, este encontro busca refletir sobre antropofagias e representação. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.


29.01 | Por onde caminham os pés de Wanda?
A partir das obras da "Série Envolvimento", produzida pela artista Wanda Pimentel na década de 1960, este encontro busca o olhar sobre as imagens, vendo os pés que nelas se repetem como metáforas. A proposta inclui, além de uma bibliografia selecionada, exercícios práticos. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.

Quando

13 - 31

Janeiro
2021