Educação

Programação da semana

Post

Quando

13 - 17

Janeiro
2021

No mês de janeiro, de 13 a 31, a Educação da Casa Roberto Marinho amplia sua programação e convida o público de todas as idades - infantil, jovem e adulto - para participar de proposições que incluem: ateliês de arte que exploram as exposições em cartaz e o jardim, com criações a partir de materiais diversos; visitas nas exposições; além de uma caminhada especial “Espécies do Jardim”, que busca experimentar com os sentidos de como é estar na franja da floresta e olhar de perto para espécies como o pau-brasil, a samambaia gigante e tantas outras. Nesta última proposta, a publicação de Educação sobre vinte espécies do jardim da Casa Roberto Marinho será entregue aos participantes, para que possam, usando o mapa do livro, se localizar durante a visita, e continuar a viagem sobre o universo das plantas em casa.

Confira abaixo a programação detalhada desta semana.

Visitas mediadas | de quarta-feira a domingo (13 a 17.01), às 14h e às 16h

As visitas acontecem nas exposições Enquanto, sempre às 14h, e Livros e Arte, sempre às 16h.

Visita especial “Espécies do Jardim” | sábado (16.01), às 10h30
“Espécies do jardim” buscará apresentar as plantas do Jardim e conversar sobre a Mata Atlântica e a Floresta da Tijuca a partir da publicação de Educação que será entregue ao participante. Cada visita abordará os jardins da Casa Roberto Marinho de um ponto de vista diferente.

Ateliê de Arte | quarta-feira (13.01), às 15h30 | O fazer escultórico
Neste ateliê, iremos investigar algumas propriedades das esculturas, como: equilíbrio, massa, peso e materialidade. Obras de períodos históricos distintos instaladas nos jardins da Casa, como a escultura Pássaro de Bruno Giorgi (1969) e Mulher Nova #3 de Raul Mourão (2017), serão o ponto de partida para, com materiais diversos experimentar algumas das características descritas acima.

Ateliê de Arte | sábado (16.01), às 15h30 | Sombras seres #2
Na Casa Roberto Marinho, o jardim envolto pela Mata Atlântica é também uma galeria a céu aberto, com obras de artistas modernos e contemporâneos como O implacável (1944) de Maria Martins e Flexos 6 (2007) de Ascânio MMM, respectivamente. Neste ateliê, estas esculturas serão vistas a partir da projeção de suas sombras, investigando as diferenças geradas por suas massas, formas e pela emissão da luz solar. Com papel paraná e lanternas, o participante poderá experimentar no ateliê a construção de formas e suas respectivas sombras.

Ateliê de Arte | domingo (17.01), às 15h30 | É como um livro aberto #2
Foi durante a quarentena que Luiz Aquila permitiu, ainda mais, que as coisas, os sons e imagens do cotidiano impregnassem sua produção. O artista mantém seu ateliê em casa há alguns anos e, neste período, voltou-se para a criação e intervenção a partir de objetos de escala menor: como uma xícara quebrada e um livro. Sanfona, na exposição [Enquanto] é o exemplo de um trabalho em que a criação de colagens e desenhos muito coloridos conversam com o movimento do papel, que sobe e desce, na cadência de um livro aberto. Neste ateliê, a ideia de um livro que se abre no espaço e que sofrerá intervenções fará parte da proposta.

ATENÇÃO: Todas as propostas seguem um protocolo de segurança. Buscamos encontrar um formato especial para grupos reduzidos devido à pandemia da Covid-19, proporcionando maior segurança ao nosso público e equipe.

Quando

13 - 17

Janeiro
2021