Education

Week schedule

Post

When

20 - 24

January
2021

No mês de janeiro, de 13 a 31, a Educação da Casa Roberto Marinho amplia sua programação e convida o público de todas as idades - infantil, jovem e adulto - para participar de proposições que incluem: ateliês de arte que exploram as exposições em cartaz e o jardim, com criações a partir de materiais diversos; visitas nas exposições; além de uma caminhada especial “Espécies do Jardim”, que busca experimentar com os sentidos de como é estar na franja da floresta e olhar de perto para espécies como o pau-brasil, a samambaia gigante e tantas outras. Nesta última proposta, a publicação de Educação sobre vinte espécies do jardim da Casa Roberto Marinho será entregue aos participantes, para que possam, usando o mapa do livro, se localizar durante a visita, e continuar a viagem sobre o universo das plantas em casa.

Confira abaixo a programação detalhada desta semana.

Visitas mediadas | de quarta-feira a domingo (20 a 24.01), às 14h e às 16h

As visitas acontecem nas exposições Enquanto, sempre às 14h, e Livros e Arte, sempre às 16h.

Visita especial “Espécies do Jardim” | sábado (23.01), às 10h30
“Espécies do jardim” buscará apresentar as plantas do Jardim e conversar sobre a Mata Atlântica e a Floresta da Tijuca a partir da publicação de Educação que será entregue ao participante. Cada visita abordará os jardins da Casa Roberto Marinho de um ponto de vista diferente.

Ateliê de Arte | quarta-feira (20.01), às 15h30 | Objetos como histórias
Neste ateliê, convidamos os participantes para trazerem um objeto de casa, algo que tenha vontade de ilustrar e contar um pouco da história particular. A partir da memória e descrição, cada um irá criar, em quatro quadros, um pequeno livro ilustrado, biográfico, utilizando lápis, aquarela e colagem.

Em partes: obras e artistas | sexta-feira (22.01), das 16h às 17h30 | Uma perspectiva antropofágica: "A Primeira Missa" (2014) de Luiz Zerbini
Com exemplos da produção moderna e contemporânea na arte, e uma bibliografia selecionada, este encontro virtual busca refletir sobre antropofagias e representação. Para saber mais e se inscrever, clique aqui. As inscrições estão abertas até o dia 20.01.

Ateliê de Arte | sábado (23.01), às 15h30 | Coisa/corpo
Neste ateliê, os participantes buscarão relacionar imagens de partes do corpo com desenhos sobre objetos e arquiteturas, criando um corpo/coisa. As obras de Wanda Pimentel da “Série Envolvimento” (desenvolvidas pela artista na década de 1960 e ressignificadas no livro editado pela UQ! Editions em 2016, presentes na exposição Livros e Arte), tecerão o diálogo para novas criações nesta proposição.

Ateliê de Arte | domingo (24.01), às 15h30 | Uma história para chamar de nossa
Neste ateliê, elementos sensoriais e ativadores, como imagens, palavras, sons e objetos farão parte da construção de uma história a ser ilustrada e escrita pelas famílias participantes. Faremos, também, uma visita a exposição Livros e Arte para dialogar com a proposta.

ATENÇÃO: Todas as propostas seguem um protocolo de segurança. Buscamos encontrar um formato especial para grupos reduzidos devido à pandemia da Covid-19, proporcionando maior segurança ao nosso público e equipe.

When

20 - 24

January
2021