Homenagem

Carlito Carvalhosa

Post

Cuando

14

mayo
2021

A Casa Roberto Marinho lamenta a perda de Carlito Carvalhosa, um dos expoentes das artes plásticas brasileiras.

Nascido em 1961, o pintor, gravador e escultor integrou o Grupo Casa 7 na década de 80, com Rodrigo Andrade, Fábio Miguez, Nuno Ramos e Paulo Monteiro, quando produziu pinturas de grandes dimensões com cera pura ou misturada a pigmentos. Nos anos 90, realizou esculturas utilizando materiais diversos. Em 2000, a editora Cosac & Naify publicou o livro “Carlito Carvalhosa”. Participou de diversas exposições, coletivas e individuais, no Brasil, Estados Unidos, Coréia do Sul, China e Cuba.

Em 2019, a Casa Roberto Marinho teve o prazer de convidar o artista para realizar um múltiplo que integrou a exposição “O Jardim”. Carlito Carvalhosa produziu uma gravura em metal, a partir de suas próprias impressões sobre o tema proposto pelo diretor do instituto e curador da mostra, Lauro Cavalcanti: o jardim da Casa.

“Um jardim é algo que se experimenta através do tempo. Não há uma visão única; infinitas configurações são possíveis para ele. Tenho muitos cadernos de desenhos de observação e lembranças, com incontáveis registros, os quais uso regularmente em minha prática. Foi a partir de uma seleção desses desenhos – com pequenos momentos distintos que compõem o todo – que criei a gravura para a mostra da Casa Roberto Marinho. É como uma história, uma narrativa que ganha um leve toque de humor no final. São pequenas imagens abstratas, que estão entre a representação e a própria ideia de traço: essa ambiguidade me interessa. Sobre os desenhos, há uma espécie de marcação que conduz o olhar, uma interferência em vermelho que convida ao ‘passeio’ pelas subjetividades do jardim.” - Carlito Carvalhosa

Cuando

14

mayo
2021