Educação

Proposição de Educação

Post

Quando

22 - 28

Maio
2020

Candido Portinari (1903 – 1962) foi incansável em retratar o Brasil. Em mais de cinco mil obras a temática dos problemas sociais, da fome, da seca, são imagens que colocam em questão a dignidade de um povo e sua resistência. Também se ateve a retratar a infância, o lirismo das brincadeiras, assim como temas clássicos da pintura, incluindo retratos (de pessoas próximas, personalidades da elite brasileira, artistas) e naturezas-mortas. Sua pintura se inspirava tanto em obras clássicas do renascimento italiano, como, posteriormente, no cubismo de Picasso, o que gera uma particularidade reconhecível em seus traços, cores e formas. Foi também incansável na investigação das cores e utilização dos elementos químicos que geram brilhos e tonalidades distintas.

[PROPOSIÇÃO #8]



Na pintura de 1950, Flores com fundo azul, o artista cria uma natureza-morta tradicional, pela presença de um vaso de flores central, com cravos brancos ladeados de flores vermelhas e ocres. É reconhecível o fundo dramático e único de Portinari, que podemos encontrar em outras obras, onde um vasto horizonte em tonalidade azul segue escurecendo e ressaltando o brilho das flores em um cenário obscuro e lírico.


A natureza-morta é um gênero encontrado desde a Grécia antiga. Teve uma grande variação de abordagem a partir das colonizações do século XVI, em que viajantes retornavam para a Europa com o “exótico” de nossos povos: plantas, conchas, animais para serem empalhados etc., formando os gabinetes de curiosidades, que eram desenhados, pintados e estudados.

Nesta proposta, o convite é criar uma natureza-morta, mas uma que possa provocar o ato de desenhar por diferentes ângulos - gerando uma ‘natureza-morta cubista’:

- Separe um vaso, tecidos e plantas de plástico (pode ser natural, se tiver). Se quiser disponha outros elementos no entorno. Crie uma composição na mesa!

- É preciso ter duas pessoas (que podem ir alternando os papéis): uma observa e desenha (lápis e papel inicialmente, depois a imagem pode ser colorida), e o outro, a cada dez segundos, vai alterando a ordem e ângulo dos objetos. O desenhista será forçado a inventar novos caminhos enquanto copia, gerando alterações no desenho inicial. Tenha um cronômetro em mãos, pode ser divertido fazer diversas composições dos mesmos objetos.

Compartilhe conosco no Instagram usando #ICRMemCasa.

Obra: Candido Portinari | Flores com fundo azul, 1950 | óleo sobre tela | 73,5 x 60 cm | direito de reprodução gentilmente cedido por João Candido Portinari

Quando

22 - 28

Maio
2020