Educação

Por onde caminham os pés de Wanda?

Post

Quando

29

Janeiro
2021

Sexta-feira | 29.01, das 16h às 17h30
via videoconferência | vagas: 20 | público: jovem e adulto

Como parte da Programação de Férias da Casa Roberto Marinho, nossos educadores apresentam em encontros virtuais recortes temáticos para olhar obras selecionadas das exposições em cartaz, com perspectivas transdisciplinares, que incluem leituras históricas e sociológicas, e que conversam com a literatura brasileira.

Este encontro busca, a partir das obras da “Série Envolvimento” (criadas pela artista Wanda Pimentel na década de 1960 e ressignificadas no livro editado pela UQ! Editions em 2016, presentes na exposição Livros e Arte), olhar as imagens por suas “partes”, vendo os pés que se repetem nesta série como metáforas.

Quais limites esta artista atravessa com seus passos femininos?
O que nos conta esse espaço entre corpo-casa?
Estes pés e passos solitários caminham para além da imagem do quadro? Por onde pisam ou deixam de pisar? Quais lugares? Como caminhar por dentro e ainda assim transbordar?


Textos da literatura brasileira, como os de Clarice Lispector, que muitas vezes trazem à tona sensações relacionais entre corpo e coisa, a partir da ótica da mulher, serão referências, como, também, uma seleção de imagens de artistas mulheres desta geração no Brasil. Esta proposta irá incluir, além das leituras que serão indicadas, exercícios práticos.

Para participar deste encontro, faça o download da ficha de inscrição clicando aqui, e envie preenchida para o e-mail inscricoes@casarobertomarinho.org.br até o dia 28.01. ATENÇÃO: Fichas recebidas após as 23h59 do dia 28.01 não serão consideradas.

Quando

29

Janeiro
2021