Educación

Burle Marx: um ativista ambiental

Post

Cuando

18

diciembre
2021

O Setor de Educação da Casa Roberto Marinho dá início a uma programação entre arte e ciência com encontros teóricos/práticos, que celebra a exposição em parceria com o Instituto Burle Marx. Convidamos a bióloga e doutoranda em botânica (Tropical/ENBT/Jardim Botânico do Rio de Janeiro) Patricia da Rosa para realizar 4 encontros presenciais, 2 aconteceram em dezembro de 2021 e mais dois irão acontecer no mês de janeiro de 2022. A partir do jardim, do térreo da exposição e do ateliê de Educação, os participantes irão conhecer o legado de Burle Marx.

Para participar, é necessário retirar ingresso e realizar sua inscrição pelo e-mail inscricoes@casarobertomarinho.org.br


SÁBADO (18.12)
15h às 17h | a partir de 12 anos | 15 vagas
Burle Marx não foi um ativista clássico, no sentido estrito do termo, mas sempre se posicionou publicamente sobre as atrocidades da devastação dos biomas nacionais, sabia do impacto irreversível e da urgência e necessidade de falar. Na exposição, por exemplo, há uma forte declaração dele sobre as queimadas na década de 1970 na Amazônia, servindo de um ‘abre-alas’ que instiga pensar sobre o ontem e o hoje em nosso país.

Neste encontro, iremos abordar a perspectiva temporal do estado de conservação dos biomas brasileiros; interpretar as espécies das floras ilustradas por Burle Marx nos desenhos dos biomas brasileiros; falaremos sobre espécies e ecossistemas ameaçados de extinção a partir de declarações de Burle Marx e seu contexto histórico.

Para mais informações sobre os outros encontros, clique aqui.

Foto: Cadu Pilotto

Cuando

18

diciembre
2021