Education

Education Proposition

Post

When

10 - 16

July
2020

As proposições do mês de julho se inspiram em obras de mulheres que fazem parte do acervo da Coleção Roberto Marinho.

Pintar paisagens nem sempre foi uma prática da arte ocidental. Esta temática se altera a partir das modificações nas cosmovisões das diversas culturas e com as descobertas de novas técnicas de composição. Na Idade Média, por exemplo, geralmente a representação de uma paisagem esboçava uma relação com o sagrado. No Renascimento, ela aparecia muitas vezes como “pano de fundo” para outros gêneros.

O Modernismo brasileiro foi um momento relevante para a pintura de paisagem, existindo como possibilidade de redescoberta e invenções de “brasis” em paralelo à vontade de construção da identidade de uma nação. Tarsila do Amaral (1886-1973) fez deste gênero uma menção a lugares interioranos, como o rural de Minas Gerais representado nesta pintura, e contribuiu imensamente para a construção de uma paleta de cores e formas autorais à época. Esta obra faz parte do vocabulário estético desenvolvido no período de sua produção denominado de Pau- Brasil (1924-1928).

O touro nos olha de dentro da obra construída com variados tons de verde, entre a vegetação de formas padronizadas por Tarsila. Ele nos fita, como se pudesse até se assustar com nosso olhar.

Pensando neste momento de pandemia em que a paisagem em diversos locais do mundo se esvaziou, se modificou, ou permaneceu igual para aqueles que não puderam se manter em casa, podemos imaginar que lá fora alguém o olha neste momento! Quem seria esta personagem? Um bicho, uma pessoa, uma personalidade, uma coisa? Que cor teria essa paisagem, busque encontrar uma específica e suas tonalidades, invente as formas deste lugar, ele é urbano, mato, deserto? Essa obra de Tarsila foi feita em óleo sobre tela, mas você pode utilizar papel e lápis de cor, ou mesmo outro material que possa colorir e que tenha diversas tonalidades da mesma cor. Compartilhe posteriormente conosco!

Obra: Tarsila do Amaral | O touro (paisagem com touro), c. 1925 | óleo sobre tela | 50 x 65 cm

When

10 - 16

July
2020