Education

Education Proposition

Post

When

17 - 23

July
2020

As proposições do mês de julho se inspiram em obras de mulheres que fazem parte do acervo da Coleção Roberto Marinho.

Yolanda Mohalyi (Romênia - 1909, São Paulo-1978) se formou pela Real Academia de Belas Artes de Budapeste, fixando residência no Brasil na década de trinta. Sua pintura foi muito importante dentro da produção brasileira que ficou conhecida como Abstração Informal - ganhando o prêmio de melhor pintora nacional da Bienal de São Paulo em 1963. Estas obras se caracterizam, em termos gerais, pelo lirismo, composições com formas orgânicas, optando, muitas vezes, pela expressividade e densidade da tinta na tela, entretanto, no informalismo, há artistas com produções muito diversas, como Maria Polo e Tomie Ohtake.

Em Mergulho Ocre, Mohalyi cria manchas de cor que ordenam a organização do espaço na tela. Nesta construção é possível perceber que não se trata apenas de cores homogêneas: há nuances internas em cada imagem, não por acaso a artista também é considerada uma excelente aquarelista, criando transparências com maestria. O ocre, que evoca ao título e tom da tela, é parte de uma paleta que acompanha a artista desde suas composições figurativas expressionistas povoadas de um ar melancólico e dramático.

Para esta proposição o olhar será solicitado para encontrar e coletar, em potes, temperos e grãos moídos em uma paleta ocre, entre marrom, vinho e vermelho: pó de café, cúrcuma, urucum, chilli, açafrão, canela...o que tiver em casa! Eles serão a base para a criação de tintas caseiras. Misture o tempero, metade de cola branca e outra de água, se quiser uma tinta mais densa, coloque mais cola, se o contrário, mais água, se mais cor, coloque mais tempero, e assim, como na cozinha, vá testando. Se tiver trinchas para fazer grandes pinceladas será ótimo, um papel pardo para pintar ajuda a compor, mas, se o branco for o possível, pinte nele. Experimente fazer pinceladas com formas e tons diversos pensando em nuances!

Obra: Yolanda Mohalyi | Mergulho ocre, 1971 | óleo sobre tela | 200 x 175 cm

When

17 - 23

July
2020