Education

Education Proposition

Post

When

31 - 6

July - August
2020

Momentos (Momento I, Momento II, Momento III e Momento IV) é um múltiplo (gravura) de Vânia Mignone (Campinas, 1967) elaborado a partir de um convite feito pela Casa Roberto Marinho. Com inspiração na temática “Jardim” onze artistas criaram um trabalho por meio de interesses e concepções específicas.

A obra de Mignone em gravura (xilogravura) nos dá vestígios de elementos presentes em jardins, como a palavra flor e as imagens de um pássaro, pessoa e planta, construídas em primeiro plano e enquadradas em partes, como a construção de imagens publicitárias. Vânia “tem horror a superfície branca”, como afirmou em depoimento para a exposição. Seus papéis são produzidos ou reutilizados, fazendo parte a textura, densidade e a informação que altera, inclusive, a cor da pintura que suas pinceladas deixam transparecer em camadas.

A associação estabelecida entre palavra e imagem são singulares em sua obra, pequenas frases poéticas como “Hoje me fingi” e “Quieta, escuto quieta” dialogam com palavras maiores que ocupam a imagem: “De flor”, “O jardim”, “Vida” etc. A artista nos conta que “são quatro momentos palatáveis de alguém que poderia estar passeando num jardim”.

Para esta proposição nos inspiramos no processo de Vânia, mas sugerimos que você escolha e pense em um espaço, pode ser externo, como uma rua, ou interno, como um quarto pequeno, que faça sentido exclusivamente para você. Selecione o papel que será sua base, ele pode ser retirado de uma revista antiga, de um cartaz (que geralmente é mais grosso). Pense palavras “suas”, ou pequenos versos que componham para você a experiência com este lugar. Separe guache branco, vermelho e azul. Se não se sentir seguro, ou não quiser desenhar, uma imagem do papel pode ser selecionada, você pode ir velando todo o resto com guache branco, inclusive, sua  palavra ou frase pode ser feita com trincha e tinta, mas, se seu fundo for uma revista, você pode deixar a palavra ou frase existente que queira visível. Compartilhe conosco sua composição.

Obra: Vânia Mignone | Momentos (Momento I, Momento II, Momento III e Momento IV), 2019 | xilogravuras divididas em 4 grupos | 70 x 50 cm | impressão: da própria artista

When

31 - 6

July - August
2020