Educação

Programação da semana

Post

Quando

27 - 31

Janeiro
2021

No mês de janeiro, de 13 a 31, a Educação da Casa Roberto Marinho amplia sua programação e convida o público de todas as idades - infantil, jovem e adulto - para participar de proposições que incluem: ateliês de arte que exploram as exposições em cartaz e o jardim, com criações a partir de materiais diversos; visitas nas exposições; além de uma caminhada especial “Espécies do Jardim”, que busca experimentar com os sentidos de como é estar na franja da floresta e olhar de perto para espécies como o pau-brasil, a samambaia gigante e tantas outras. Nesta última proposta, a publicação de Educação sobre vinte espécies do jardim da Casa Roberto Marinho será entregue aos participantes, para que possam, usando o mapa do livro, se localizar durante a visita, e continuar a viagem sobre o universo das plantas em casa.

Confira abaixo a programação detalhada desta semana.

Visitas mediadas | de quarta-feira a domingo (27 a 31.01), às 14h e às 16h

As visitas acontecem nas exposições Enquanto, sempre às 14h, e Livros e Arte, sempre às 16h.

Visita especial “Espécies do Jardim” | sábado (30.01), às 10h30
“Espécies do jardim” buscará apresentar as plantas do Jardim e conversar sobre a Mata Atlântica e a Floresta da Tijuca a partir da publicação de Educação que será entregue ao participante. Cada visita abordará os jardins da Casa Roberto Marinho de um ponto de vista diferente.

Ateliê de Arte | quarta-feira (27.01), às 15h30 | Uma botânica imaginada
Neste ateliê, cartas de imagens, lendas e histórias populares inspiradas nas espécies do jardim da casa serão embaralhadas para dar início à criação de um arquivo. Novas histórias e imagens inventadas nascerão daquelas lidas e vistas pelos participantes, os quais irão ilustrar e escrever, possibilitando a convivência de um material científico e imaginário em um único arquivo.

Em partes: obras e artistas | sexta-feira (29.01), das 16h às 17h30 | Por onde caminham os pés de Wanda?
A partir das obras da "Série Envolvimento", produzida pela artista Wanda Pimentel na década de 1960, este encontro busca o olhar sobre as imagens, vendo os pés que nelas se repetem como metáforas. A proposta inclui, além de uma bibliografia selecionada, exercícios práticos. Para saber mais e se inscrever, clique aqui.

Ateliê de Arte | sábado (30.01), às 15h30 | O rosto é a janela da alma?
Na exposição Livros e Arte, o retrato de Roberto Magalhães "Vultus Et Animi Janua" (2005), alude em latim a ideia de que o rosto seria a janela da alma. Este rosto pintado pelo artista, entretanto, é composto de diversos elementos e, tampouco, segue uma lógica de padrão ou simetria. Neste ateliê, com espelhos e caneta de retroprojetor, o participante será convidado a desenhar seu rosto, em um jogo de troca de ângulos que formará uma imagem assimétrica.

Ateliê de Arte | domingo (31.01), às 15h30 | Fotografias como suportes
Neste ateliê, diversas fotografias em preto e branco serão nosso suporte para a criação de novas imagens, através da inserção de desenhos com canetas específicas e raspagens de áreas com cor para que novas imagens possam se formar e nascer.

ATENÇÃO: Todas as propostas seguem um protocolo de segurança. Buscamos encontrar um formato especial para grupos reduzidos devido à pandemia da Covid-19, proporcionando maior segurança ao nosso público e equipe.

Quando

27 - 31

Janeiro
2021