Educação

Geometrias em frestas

Post

Cuando

17 - 18

octubre
2026

Enquanto preparamos a nova exposição Guardar: Coleção Marcia e Luiz Chrysostomo, nossa programação de Educação segue a todo vapor nos fins de semana! Os Ateliês de Arte continuam acontecendo aos sábados e domingos à tarde. E, para encantar as manhãs de sábado, convidamos mais uma vez a Cia do Solo, que apresenta uma seleção muito especial de sua coleção de histórias. Traga a família e venha viver a Casa!

Nos ateliês, vamos experimentar a forma, a linha, o espaço, o poema e a cor: elementos que permeiam as obras da próxima exposição. Também vamos nos aproximar do conceito de colecionismo a partir das reflexões do curador Paulo Venancio Filho, para quem uma coleção “não é algo inerte; é um organismo vivo que, para os colecionadores, está sempre em construção, sempre inacabada. É algo que vai se formando no tempo, nunca de uma só vez.”

Para as contações de histórias de sábado de manhã, os atores e contadores Gabriel Sant’Anna e Martha Paiva foram instigados a mergulhar em suas próprias trajetórias. Afinal, no fundo, todo contador de histórias é um colecionador: alguém que, ao longo dos anos, garimpa e reúne narrativas como quem guarda tesouros valiosos.

A Cia do Solo abre seu baú encantado para compartilhar com o público o repertório construído ao longo de seus 13 anos de estrada: contos tradicionais e autorais, lendas de origens remotas ou recentes, cantigas, parlendas e poesias. Uma seleção afetuosa, escolhida a dedo, para encantar corações de todas as idades — e celebrar a força viva da palavra.


Confira tudo que acontece por aqui no final de semana (17 e 18 de outubro).

SÁBADO (17.10)
11h Contação de Histórias com a Cia do Solo | Contos Tradicionais Brasileiros

Três contos populares do Brasil resgatados pelos pesquisadores Luís da Câmara Cascudo e Monteiro Lobato. Em “A mãe de São Pedro”, uma velhinha ranzinza parte dessa pra melhor e faz de tudo pra entrar no céu. Em “A raposa e o homem”,  uma raposa teimosa decide testar a bondade dos homens. Já em “Quem tudo quer tudo perde”,  um casal de velhos muito pobres após ajudarem o Nosso Senhor são agraciados com três pedidos, mas se atrapalham com seus precipitados desejos.
No jardim da Casa | sugerimos chegar com ½ hora de antecedência | sujeito a lotação

SÁBADO E DOMINGO (17 e 18.10)
15h30 Ateliê de Arte | Geometrias em frestas
Neste ateliê, saímos à procura das geometrias escondidas na arquitetura: os desenhos das redes de proteção, do brise-soleil, das janelas e das colunas, as linhas e formas que atravessam os edifícios. A partir da fotografia, produziremos imagens geométricas para, em seguida, pintar e ampliar essas formas, sombras e cores.
Senhas ½ hora antes | Capacidade: 10 pessoas | Educadores: Isaddora Barbosa e Caio Araújo

Cuando

17 - 18

octubre
2026