Educación

Cor, forma e força

Post

Cuando

20 - 23

noviembre
2025

Aos sábados, domingos e feriados, nossa equipe de Educação oferece atividades gratuitas para todos os públicos. A exposição em cartaz faz parte da programação, incluindo ateliês de arte, que se inspiram na mostra, e visitas para o público espontâneo.

Confira tudo que acontece por aqui no feriado e final de semana (20, 22 e 23.11).


14h e 16h Visitas com a equipe de Educação | Beatriz Milhazes: Pinturas Nômades

15h30 Ateliê de Arte | Cor, forma e força
Nessa semana, lembramos o Dia da Consciência Negra e a relevância das perspectivas das culturas negras no Brasil, como a obra de Rubem Valentim (1922-1991). O artista que nasceu em Salvador, Bahia (cidade com a maior população negra fora do continente africano), por muitos anos escreveu em seus diários sobre a abstração, que por meio de simbologias relacionadas ao candomblé e umbanda, eram trabalhadas em suas obras. Para Valentim, o abstrato pode ter um fundo espiritual e ser contra o capitalismo: “um artista pode utilizar as formas ditas abstratas e fazer uma arte realista - socialista”. Ou seja, Rubem Valentim acreditava que a arte que fazia era detentora de força para colaborar com a melhoria de uma sociedade desigual como o Brasil. 
Nesse ateliê, trazendo obras diversas do artista como exemplo, incluindo aquela exposta na mostra Beatriz Milhazes: Pinturas Nômades, além de símbolos presentes na arquitetura da Casa que se relacionam com a África Ocidental, vamos criar imagens abstratas que proporcionem mensagens de desejos de mudanças por meio de cores e formas.

Distribuição de senhas: ½ hora antes _ Capacidade: 8 pessoas _ Educadoras: Amanda Bezerra e Isaddora Barbosa

Cuando

20 - 23

noviembre
2025