Education

Education Proposition

Post

When

16

April
2021

Quando lemos, criamos um livro novo, se juntos com alguém ou sozinhos, se pulamos capítulos ou relemos um por amor, se nos detemos em imagens, dependendo da forma, outros livros nascem e destes outros alguns renascem. Uma criança, por exemplo, quando folheia um livro, não o faz, muitas vezes, na ordem que eles se anunciam para serem tocados: elas remexem páginas, pulam, reviram, examinam ilustrações de ponta à cabeça e vão experimentando - algumas, sem os códigos das letras - com o corpo e a imaginação.

No ano passado, a Casa Roberto Marinho inaugurou a exposição Enquanto com a produção de três artistas na quarentena: na obra Sanfona, de Luiz Aquila, colagens e desenhos muito coloridos conversavam com o movimento do papel no sobe e desce da cadência de um livro aberto. Inspirados nesta obra, e com saudades das contações de histórias, as famílias criaram no ateliê de educação seus livros sanfonados. Como?

A base foi feita com papel A3 (gramatura de 180g), nada impede que seja um A4. Para fazer a sanfona, corte o papel ao meio, no sentido do comprimento (formato paisagem). Com as duas partes, repita o mesmo procedimento: dobre as pontas dos dois lados (esquerdo e direito) para dentro, de forma simétrica, até o meio (formará quatro retângulos). Cole o último (da primeira parte) totalmente no primeiro (da segunda parte). Você pode cortar dois retângulos de outro papel mais grosso para criar capa e contracapa.

No nosso ateliê, cada história foi inventada pelas crianças e famílias a partir de palavras sorteadas, nasceram livros sobre a viagem de um peixe pelo oceano, até um com relações abstratas entre formas e cores no espaço. Faça você também seu livro, que história gostaria de contar ou imagem gostaria de inventar?

Esta oficina foi idealizada por Mirna Machado.






When

16

April
2021