Education

Programação de férias

Post

When

22 - 30

July
2023

Julho é período de férias escolares!

Na segunda quinzena deste mês, daremos início a preparação de uma nova exposição, no entanto, nosso jardim permanecerá aberto e a equipe de Educação elaborou proposições especiais para esse período.

Além dos ateliês de arte para o público de famílias visitantes, desta vez, teremos também, uma programação especial voltada para adolescentes e jovens: um workshop de três dias, em que faremos, entre outras investigações, revelações fotográficas artesanais de espécies do jardim.

No workshop Diário de plantas e formas, um diário artesanal (como um caderno de um naturalista viajante do século XVIII) será entregue a cada participante. Ao longo dos três dias, faremos coletas de espécies vegetais, revelações fotográficas em cianotipia e antotipia*, desenhos, anotações e colagens de imagens de obras da coleção.


* Cianótipo ou Cianotipia é um processo fotográfico descoberto em 1842, que se utiliza da síntese indireta do pigmento azul da Prússia (2 compostos de ferro combinados e expostos a luz UV formam uma substância de cor azul, que revelam as imagens azuis características desta técnica). A Antotipia é um método de revelação fotográfica com pigmentos vegetais, de flores, raízes, folhas, frutos e até mesmo utilizando a casca de alguns vegetais.

As propostas, ateliês e workshop, envolverão o fazer artístico, o acervo de arte moderna brasileira da Coleção, com o estar na natureza (franja da Floresta da Tijuca) e jardim de Burle Marx.

Confira abaixo tudo que rola por aqui do dia 22 ao dia 30 de julho.


ATELIÊS DE ARTE
- Quando? Sábados e domingos (22, 23, 29 e 30.07), às 15h30
- Como participar? Retire sua senha ½ hora antes
- Capacidade: 10 participantes


WORKSHOP DIÁRIO DE PLANTAS E FORMAS
Com uso de cianotipia e antotipia (revelações fotográficas artesanais)
- Quando? Sexta, sábado e domingo (28, 29 e 30.07), das 10h30 às 12h30
- Como participar? Inscreva-se pelo e-mail agendamento@casarobertomarinho.org.br 
- Capacidade: 15 vagas para adolescentes a partir de 12 anos, jovens e adultos

50% das vagas são destinadas para alunos de escolas públicas

When

22 - 30

July
2023