Enquanto preparamos as novas exposições de Elizabeth Jobim, A inconstância da forma e Entre olhares, o jardim e café da Casa permanecem de portas abertas. Além disso, nossa equipe de Educação preparou uma programação de final de semana especial, incluindo ateliês de arte e contações de histórias para crianças e adultos.
Confira abaixo a programação completa!
ATELIÊS DE ARTE
Sábados e domingos, às 15h30
Distribuição de senhas: ½ hora antes _ Capacidade: 10 pessoas
As propostas abordam o desenho como exercício gráfico e artístico que se relaciona com nosso conhecimento sobre o próprio corpo e o tamanho do mundo. Vamos criar desenhos micros e macros, imaginários, com traços, gestos e impressões...
*no dia 05.04 (sábado) a Casa não estará aberta ao público e o ateliê não irá acontecer.
06.04 | Monotipias sobre desenhos e fotografias
12 e 13.04 | Desenhos de perspectivas impossíveis
19 e 20.04 | Pequenininho, muito grande
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM A CIA DO SOLO
Domingos, às 11h
Distribuição de senhas: ½ hora antes _ Capacidade: 20 pessoas
Convidamos mais uma vez a Cia do Solo, composta pela dupla Gabriel Sant’Anna e Martha Paiva, para contar histórias nas manhãs de domingo a partir do dia 13.04. Com formação teatral, o grupo, criado em 2013, buscou a especialização e a experimentação na arte do palhaço e do contador de histórias junto a grandes mestres do Brasil e do mundo.
A seleção dos contos, lendas e fábulas buscou olhar para o reino animal e vegetal de regiões diferentes do mundo. Como estão interligadas a flora e a fauna de cada local? Os animais polinizadores, as plantas, as árvores e os seres humanos fazem parte de um mesmo ecossistema, interagindo entre si. O que a vida de um conta sobre a do outro? Como nascem as histórias a partir destas observações? Venha descobrir ou encontrar novas perguntas!
13.04 | Contos Orientais
Em “A semente da verdade”, um velho imperador chinês, sem herdeiros, decide fazer um teste para escolher o seu sucessor entregando uma semente para cada menino cultivá-la. Em “Urashima e a tartaruga”, um jovem salva uma tartaruga e visita seu reino no fundo do mar ficando lá mais tempo do que imagina. Em “A Serpente e o vagalume”, após três dias de perseguição o inseto consegue a concessão de fazer três perguntas antes de ser devorado por sua predadora.
20.04 | Lendas Amazônicas
Em “A lenda do Uirapurú”, Maíra é uma cunhatã corajosa que é transformada em pedra por uma feiticeira após salvar uma capivara, deixando toda a floresta triste. Em “A lenda do Guaraná”, AlupáMato”, o macaco sobe no alto de um mulateiro para enganar o companheiro de trabalho. Em “A lenda do Guaraná”, Alupá é um curumim que ama os animais e toda floresta, mas havia algo que ele desconhecia: Jurupari, um espírito do mal.
27.04 | Fábulas Africanas
Em “A semente da discórdia”, um camponês vê a Discórdia espalhando perigosas sementes em seu terreno e decide a todo custo se livrar delas. Em “O olho do hipopótamo”, o mamífero perde o olho, entrando em total desespero e fazendo com que um mísero minuto de sua vida fizesse parecer uma eternidade. Em “O rato e cobra”, o curioso roedor entra no buraco da cobra e, com medo de virar almoço, transforma esse sentimento em instinto de sobrevivência.