Educação

Programação do fim de semana

Post

Quando

20 - 23

Janeiro
2022

A exposição O Tempo Completa: Burle Marx, clássicos e inéditos, parceria com o Instituto Burle Marx, torna público, pela primeira vez, uma dedicada seleção do acervo do escritório (projetos, croquis, desenhos e outros materiais). A mostra, que ocupa o térreo, primeiro pavimento, além do jardim da casa, compartilha o legado de Roberto Burle Marx e do coletivo com diversos colaboradores, como Haruyoshi Ono.

Aos sábados, domingos e feriados, nossa equipe de Educação oferece atividades gratuitas para todos os públicos. A exposição em cartaz faz parte da programação incluindo ateliês de arte, que se inspiram na mostra, e visitas para o público espontâneo.

Confira abaixo tudo que acontece no feriado e final de semana por aqui.


QUINTA-FEIRA (20.01)
14h e 16h Visitas para público espontâneo na galeria
15h30 Ateliê de arte | Enquadrados I
Neste ateliê, traremos diversos exemplos de composições para, em seguida, criarmos projetos de painéis com recortes quadrados de cores diversas, dando continuidade a uma série de ateliês que buscam investigar a natureza e utilização do quadrado na arte. Na exposição O Tempo Completa: Burle Marx, clássicos e inéditos há importantes exemplos de projetos de painéis de Burle Marx em que o quadrado é parte principal na composição, apesar do artista ter ficado muito conhecido pelo jardim de formas sinuosas.

SÁBADO (22.01)
14h e 16h Visitas para público espontâneo na galeria
15h às 17h Encontro Botânico | Micromundo Botânico | Saiba mais
15h30 Ateliê de arte | O tempo com histórias
Neste ateliê, partiremos de uma reflexão sobre o tempo: quando começa o passado e termina o presente? E o futuro? "O tempo completa", dizia Roberto Burle Marx (1909-1994) sobre o processo orgânico das espécies que compõe os jardins. Com materiais como: livrinhos artesanais, diversidades de papelaria e utilizando uma fotocopiadora (xerox), construiremos zines (revistinhas) inventando narrativas que abordem o ontem, o hoje e o amanhã.

DOMINGO (23.01)
14h e 16h Visitas para público espontâneo na galeria
15h30 Ateliê de arte | figura/AUTORRETRATO/abstração
Roberto Burle Marx (1909-1994), como a maioria dos artistas, fez autorretratos desde a juventude e com materiais e linguagens diversas. Neste ateliê iremos, a partir do autorretrato de cada um, buscar desconstruir a figura desenhada para torná-la abstrata. Utilizando espelhos, papel e desenho ‘cego’, realizaremos exercícios de cópias e abstrações que busquem falar um pouco de cada um.

Quando

20 - 23

Janeiro
2022