Educação

Encontro com Professores

Post

Quando

21

Maio
2022

Dia: 21.05.22 (sábado)
Horário: 11h às 13h30
Inscrições prévias pelo e-mail: inscricoes@casarobertomarinho.org.br


Artista conhecida pela produção escultórica e participação no surrealismo, Maria Martins (1894-1973) foi também poeta, cronista, além de, como sabemos, embaixatriz. A obra de Maria, no entanto, teve pouca adesão no Brasil modernista: seus trabalhos fugiam a construções identitárias (característica predominante que se constituiu neste período), elaborando imagens híbridas que traziam à tona questões que lidam com sentidos e imaginações humanas, como a morte e a sexualidade. Pouco adepta dos “ismos”, Maria sempre se posicionou, dizia ser “antiismos” e a favor de uma descoberta íntima, que o artista faz na sua obra apenas em contato sensível consigo mesmo, seu imaginário e experiências. 

Em Educação, falamos quase que continuamente sobre a singularidade da experiência, da geração de sentido entre o objeto estudado e o aluno (a). É possível fazer uma Educação que se coloque em proximidade a este estado de criação do artista? Que esteja implicada na descoberta sensível e experimental de cada um?  

Neste encontro, visitaremos a exposição Maria Martins: desejo imaginante tendo como eixo da caminhada os textos escritos por Maria e depoimentos sobre as descobertas na criação, incluindo os poemas, além de uma prática em nosso ateliê. Vamos tecer relações com a experiência dos educadores e educadoras com o fazer da artista: como o sensível pode gerar descobertas e caminhos singulares para o objeto de estudo?

Quando

21

Maio
2022