Educação

Programação do fim de semana

Post

Quando

4 - 5

Junho
2022

Aos sábados, domingos e feriados, nossa equipe de Educação oferece atividades gratuitas para todos os públicos. As exposições em cartaz fazem parte da programação, incluindo ateliês de arte, que se inspiram na mostra, e visitas para o público espontâneo.

Confira abaixo tudo que acontece nesse final de semana por aqui.


SÁBADO (04.06)
14h Visita para público espontâneo | Fluxos do Moderno 1910-1940
15h30 Ateliê de Arte | Máscaras
Maria Martins (1894 -1973), no início dos anos 1940, buscou nas mitologias ameríndias a inspiração para a criação de esculturas: “Foi eu atravessar a Amazônia de avião na minha última viagem ao Brasil que a beleza da terra, do rio e da floresta me impressionou de tal forma que eu me vi obrigada a procurar conhecer as lendas e exprimi-las como pude”, relatou. Neste ateliê, vamos imaginar a Amazônia e suas possíveis identidades culturais. O que acreditamos ser distante de nós? E o que nos aproxima? Construiremos máscaras com papel marchê e materiais naturais imaginando estas construções identitárias.
16h Visita para público espontâneo | Maria Martins: desejo imaginante

DOMINGO (05.06)
14h Visita para público espontâneo | Fluxos do Moderno 1910-1940
15h30 Ateliê de Arte | Retratos de Medusas
Na gravura “Cabeça de Medusa” (1946), Maria Martins gravou o rosto com olhos muito vigorosos e a cabeça rodeada de serpentes. Medusa foi uma górgona (monstro) na mitologia grega, há diversas versões sobre ela: a mais clássica conta que Medusa foi uma mortal muito vaidosa e por isso punida por Atena, que a transformou neste ser de cabeça de serpentes que petrificava quem a olhasse. Neste ateliê, cada um fará em desenho seu retrato de Medusa utilizando papel carbono (sem poder ver o processo) que quando descoberto nos trará a imagem!
16h Visita para público espontâneo | Maria Martins: desejo imaginante

Quando

4 - 5

Junho
2022