Educação

Programação do fim de semana

Post

Quando

15 - 16

Abril
2023

Enquanto preparamos novas exposições, nosso jardim, café e Educação permancem de portas abertas. Os ateliês de finais de semana acontecem no mesmo horário habitual, aos sábados e domingos, sempre às 15h30 (com entrega de senhas ½ hora antes). Nos finais de semana de abril, nos dias 8, 9, 15, 16, 22 e 23, elaboramos atividades especiais pensadas a partir do principio "ser e iventar Florestas". 

Aqui, na Casa Roberto Marinho, estamos localizados no limiar da floresta (O Parque Nacional da Tijuca) que é considerado um dos mais antigos em termos de proteção ambiental do mundo. O que pode significar aos moradores de uma cidade estar em área verde na atual falência dos modelos urbanos? Como é ser/estar na floresta? E não estar? Pode a arte ser uma ferramenta de estar/pensar a natureza? 

Nessa programação, o entorno, as plantas, o rio, o barulho, a luz, serão o ponto de partida para estes ateliês em que utilizaremos gravura, processos artesanais de fotografia (cianótipo), argila e pintura.

Confira tudo que acontece nesse final de semana por aqui.


SÁBADO (15.04)
15h30 Ateliê de Arte | Cascas em formas e cores

Neste ateliê, vamos coletar as cascas das árvores que estão soltando e caindo pelo chão do jardim, em seguida, daremos atenção a observação de suas formas e texturas e, a partir de uma seleção de cores, criaremos gravuras (monotipias) elaborando composições geométricas.
Senhas ½ hora antes _ Capacidade: 8 pessoas _ Educadores: Richard Enbel, Clara Hamamura e Pathenopy Bertoli


DOMINGO (16.04)
15h30 Ateliê de Arte | Exsicattons

Você já fez uma exsicata? Sabe o que é? Os botânicos fazem uso dessa técnica para estudar e arquivar espécies: as flores ou folhas são prensadas e desidratadas. Neste ateliê, o participante poderá escolher exsicatas feitas de coletas no jardim da Casa Roberto Marinho, com elas fará uma composição com cores, em seguida, na máquina de bottons, criará o seu broche. Onde você irá pregar?
Senhas ½ hora antes _ Capacidade: 10 pessoas _ Educadores: Richard Enbel, Clara Hamamura e Pathenopy Bertoli

Quando

15 - 16

Abril
2023