Educação

Programação de Férias

Post

Quando

10 - 31

Janeiro
2024

No mês de janeiro é período de férias escolares! A Educação da Casa Roberto Marinho preparou uma programação voltada para as famílias com crianças de faixas etárias diversas: ateliês de arte, contações de histórias, visitas no jardim da Casa e na exposição Conversas entre Coleções, a mostra conta com obras de seis coleções privadas em diálogo com o acervo da Casa, com trabalhos que revelam afinação plástica entre o modernismo brasileiro e a produção contemporânea.

A programação foi costurada pensando as diversas questões que perpassam a exposição, tanto relacionadas a temáticas como territorialidade, identidade, cidade, meio ambiente, quanto sobre técnicas artísticas e suas histórias.

Confira abaixo tudo que acontece por aqui.


ATELIÊS
Quartas, sábados e domingos, às 15h30
Capacidade: 10 pessoas

Neste período, os ateliês de arte que acontecem normalmente aos sábados e domingos acontecerão também às quartas. As proposições envolvem práticas e experiências com arte a partir de temáticas, perguntas e técnicas presentes na exposição em cartaz. Veja abaixo as temáticas semanais.

REPRODUÇÕES _ 10, 13 e 14.01

Nestes ateliês, a abordagem temática será sobre a reprodução no trabalho artístico, utilizaremos técnicas de gravura e desenhos diversas partindo de obras presentes na exposição Conversas entre Coleções.

PAISAGENS _ 17, 20 e 21.01


Nestes ateliês, partindo dos conceitos de paisagens presentes nas seleções de obras feitas pelos colecionadores Paulo Vieira e Marcia e Luiz Chrysostomo na exposição Conversas entre Coleções, partiremos de uma paisagem íntima para outra política, pensando e refletindo até que ponto uma toca ou pode tocar a outra no fazer artístico.

INSTALAÇÕES _ 24, 27 e 28.01


Nestes ateliês partiremos de experiências com obras da exposição que nos colocam em posições “incomuns” com nossos corpos, como Baluchi (multicolorido) de Mona Hatoum e a obra Agora dobre os joelhos de Rubens Gerchman. Após, criaremos espaços que aludam ao corpo em nosso jardim e ateliê.

VISITAS
De quarta a domingo, às 14h e às 16h
Capacidade: 20 pessoas

As visitas na exposição Conversas entre Coleções, mediadas por educadores e educadoras da Casa, abordam temáticas e caminhos da arte moderna e contemporânea brasileiras e mundiais bastante diversos. Como esta é uma mostra bastante extensa, a equipe de Educação elaborou roteiros e recortes que perpassam questões como: território, identidade, comunicação, ressignificação, raça, migrações, cidades e tantos outros.

CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS
Com a Cia do Solo
Domingos, das 10h30 às 11h10

Capacidade: 20 pessoas _ Distribuição de senhas ½ hora antes

Contos Tradicionais Brasileiros _ 14.01

Três contos populares do Brasil resgatados pelos pesquisadores Luís da Câmara Cascudo e Monteiro Lobato. Em “A mãe de São Pedro”, uma velhinha ranzinza parte dessa pra melhor e faz de tudo pra entrar no céu. Em “A raposa e o homem”, uma raposa teimosa decide testar a bondade dos homens. Já em “Quem tudo quer tudo perde”, um casal de velhos muito pobres, após ajudarem o Nosso Senhor, são agraciados com três pedidos, mas se atrapalham com seus precipitados desejos.

Iberu – fábulas sobre o medo _ 21.01

Iberu é uma palavra em ioruba que significa “medo”. Histórias que abordam diversas facetas desse estado emocional tão necessário à sobrevivência, quanto por vezes limitador, fazem parte deste roteiro que conta com três fábulas africanas: “O macaco e o coelho”, “A cobra e o rato” e “O sapo e a cobra”.

Contos Orientais _ 28.01

Um simples quebrador de pedras anseia ser mais do que ele é e tornar-se o ser mais poderoso do mundo. Um velho imperador sem herdeiros decide fazer um teste para escolher o seu sucessor entregando uma semente para cada menino cultivá-la. Um monge peregrina com seus discípulos e dá uma lição de compaixão a partir do encontro com um escorpião. Três contos orientais que abordam a transcendência e os valores espirituais.

Quando

10 - 31

Janeiro
2024