Neste final de semana, vamos celebrar o Dia das Crianças com uma programação voltada para elas. Nosso ponto de partida será a exposição Cristina Canale: dar forma ao mundo, que inspira a proposta de contação de história e ateliê. O universo feminino infantil e seu simbolismo, as plantas e flores presentes nas obras da artista e em nosso jardim, os sapatos das pinturas de Cristina Canale e aqueles que calçamos, o que podem nos contar?
A programação irá ocupar as salas da Educação, a Exposição e o jardim da Casa Roberto Marinho. Para participar é preciso retirar senhas ½ hora antes.
Confira tudo que acontece por aqui nesse sábado e domingo (12 e 13.10).
11h Contação de histórias | Isso é um clássico?
Convidamos a contadora de histórias Martha Paiva, da Cia do Solo, para fazer um jogo cênico com histórias clássicas. Elas contêm detalhes que falam sobre personagens meninas crianças, como também podemos encontrar nas obras de Cristina Canale. “Isso é um clássico?” será uma contação de histórias onde o público é provocado a colaborar no reconto de uma história clássica: E se a Chapeuzinho Vermelho chegasse antes do lobo na casa da vovozinha? E se João e Maria tivessem encontrado uma bruxa boa? O que uma pequena alteração pode causar nos rumos de uma história? Quantas vezes ao ler um livro você deseja mudar a escolha de uma personagem e acaba se tornando coautor, nem que seja somente na imaginação?
Capacidade: 20 participantes
15h30 Ateliê de Arte | Jogo da memória Cristina, cadê os sapatos?
Em uma visita na exposição Cristina Canale: dar forma ao mundo, vamos investigar atentamente os sapatos das pinturas: com saltos, baixos, fechados, abertos, se tem cadarços, cores, texturas... Em seguida, partiremos para o jardim onde um grande mapa das plantas mostrará pistas para sairmos em busca dos sapatos que se perderam das obras, em seus lugares nasceram plantas que indicam aonde os sapatos podem estar... Há mais plantas que sapatos ou mais sapatos do que plantas? Após os sapatos encontrados, remontaremos as obras, em uma conversa sobre a criação da artista e sobre as plantas. Os participantes receberão o livro Espécies do Jardim da Casa Roberto Marinho.
Capacidade: 15 participantes